“A DEFESA DA PÁTRIA É UMA DÍVIDA DE HONRA DE CADA CIDADÃ E CIDADÃO MOÇAMBICANOS”

A afirmação é do comandante da Academia Militar Marechal Samora Machel, Francisco Mataruca, citando a constituição da República de Moçambique.
Mataruca fez a citação dirigindo-se aos oficiais, sargentos, cadetes e praças da Academia Militar, na Segunda-feira (21/02), durante a parada militar que marcou a abertura do ano lectivo 2022, nesta instituição de ensino superior militar.
O comandante da Academia que partilhou com os presentes o ideário da academia Militar “Marechal Samora Machel”. “As nossas aspirações como Academia Militar são as de forjar oficiais, pois a missão das forcas armadas contínua perene no tempo, defender a independêncianacional, a soberania e a integridade territorial, metamorfoseando-se, simplesmente, os desafios em função da marcha da história”.
Durante a parada militar o Comandante da Academia Militar destacou a decisão dos novos cadetes da Academia Militar, pela corajosa decisão de ingressar para uma instituição cuja formação tem um único objectivo “Preparar homens que se dediquem inteiramente da defesa da pátria e da integridade territorial”.
Para o novo ano lectivo que agora inicia a Academia Militar conta com cadetes vindos de países com os quais mantem acordos de cooperação militar, tal é o caso de alguns cadetes oriundos da Kenya. “A nossa grande expectativa com relação a vossa presença nesta Academia Militar, naturalmente, para além da vossa formação, é de que criem laços fortes de amizade e
irmandade”.

O corpo docente da Academia Militar foi também destaque do discurso do comandante da instituição tendo este dito que o sucesso dos cadetes depende largamente do bom desempenho do corpo docente, tendo apelado para que estes dêem o seu melhor. “Exorto ao corpo docente para que aceite o desafio de produzir publicações resultantes de pesquisas, de tal modo que os cadetes encontrem no docente a inspiração espiritual para a produção de trabalhos de investigação aplicada com a qualidade pretendida”.

Aos cadetes da Academia Militar Mataruca exigiu disciplina, tendo destacado que este é o principal guia desta instituição de ensino. E porque o mundo ainda atravessa o desafio de combate a pandemia da Covid-19 o comandante desta instituição exortou a vigilância e cumprimento por parte de todos, de todas as medidas de prevenção, de modo que a questão da
saúde militar esteja salvaguardada.

Leave a comment

Informação

Nossa Carreira

Siga-nos

Siga-nos

Copyright © 2024 por  Centro Informático da Academia Militar "Marechal Samora Machel". Todos direitos reservados.