Celebrou-se no último sábado(04/03), o 56° aniversário do Destacamento Feminino. Em Nampula, as cerimónias centrais tiveram lugar na praça da OMM.

O nível de participação nesta cerimónia foi massivo, e contou com a presença da componente feminina da Academia Militar Marechal Samora Machel, trajada do seu uniforme de serviço.

 A componente feminina da AM juntou-se à componente feminina da polícia da República de Moçambique, Serviços Penitenciários, Organização da Mulher Moçambicana, e a sociedade civil em geral, na deposição da Coroa de Flores.

Falando a nossa equipe de reportagem, a Major Emília Guiraguira destacou os ganhos alcançados pelas mulheres no desenvolvimento do país “A mulher deve continuar a ser aquela parecida com as 25 raparigas que lutaram pelo país em várias vertentes, e hoje a mulher também tem o mesmo desafio, é claro que não é exactamente cuidar das crianças, e ir a machamba e preparar comida, mas sim, hoje a mulher luta lado à lado com o homem, imprimindo toda energia para o desenvolvimento do estado moçambicano” destacou.

Por sua vez, a Capitão Tafazua Cuna Matavele, chefe da componente feminina da Escola de Condução Militar de Nampula, destacou as capacidades da mulher “Hoje dia 04 de março, é um dia especial, é o dia do destacamento feminino, por esta razão estamos aqui neste momento a representar às mulheres, aquelas que abriram espaço por nós, estamos aqui para dar continuidade, e assim prosseguimos, a mulher é capaz e sempre foi capaz”.

De salientar que as festividades do mês da mulher iniciaram com as festividades do destacamento feminino e encerram no dia 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana.

Leave a comment

X
%d blogueiros gostam disto: