EDUCAÇÃO FSICA E DESPORTO

Started on setembro 13, 20094 Anos de duração

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS MILITARES NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO FSICA E DESPORTO

  1. FINALIDADE

Proporcionar ao Cadete do Curso de Educação Física e Desporto:

  • a formação científica (de base e técnica);
  • a preparação física e o adestramento militar;
  • a formação comportamental, moral e cívica;

Indispensáveis aos Oficiais dos Quadros Permanentes das FADM da Especialidade de Educação Física e Desporto, para o exercício das suas funções hierárquicas e técnicas.

  1. OBJECTIVOS

No final do curso de Educação Física e Desporto, o Cadete deve ser capaz de:

  • Pela formação científica de base recebida, adquirir os conhecimentos e a dinâmica intelectual, essenciais ao permanente acompanhamento do saber;
  • Pela formação científica de índole técnica que lhes foi ministrada, satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho das funções específicas da Especialidade de Educação Física e Desporto.

 

 

  1. PERFIL DO GRADUADO

3.1.PERFIL PROFISSIONAL

O graduado na especialidade de Educação Física e Desporto após a sua formação deve ser capaz de:

No domíniodo saber, deve:

  •  Saber desenvolver conceitos relacionados com a área de Educação Física e
  • Desporto e métodos de trabalho apropriados;

 

  • Conhecer a importância da Educação Física e Desporto para a condição militar e também no lazer, saúde, rendimento;
  •   Saber estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;
  • Saber utilizar a sua criatividade de formaa utónoma, tentando alcançar soluções no contexto em que cada problema se insere;
  •   Saber normas de conduta cívica relações interpessoais;
  • Conhecer teorias e modelos da sua área científica para o exercício da sua função de instrutor;
  • Saber utilizar os equipamentos no âmbito da prática das actividades;
  • Saber a históriae evolução da ciência e do método;
  • Saber as características, prevalências, implicações e estratégias de combate relativas às patologias associadas ao exercício físico;
  • Saber os métodos de avaliação da actividade e das capacidades físicas;
  • Saber treinar uma modalidade desportiva;
  • Saber as técnicas de intervenção e segurança em casos de emergências durante a instrução;

 

No domínio do saber fazer, deve:

  • Ter domínio das diferentes modalidades realidades de treino militar de acordo com a dinâmica do exercito;
  • Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e realização de   cada   militar em treino no  quadro   da   diversidade  cultural  e  da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais e sociais dos mesmos;
  • Desenvolver a autonomiados dos instruendos e a sua plena inclusão nasociedade, tendo em conta o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens;
  • Utilizar de forma integrada, os saberes próprios da  sua  especialidade  e os saberes transversais adequados ao respectivo nível e ciclo de aprendizagem;
  • Usar correctamente as técnicas de comunicação e a linguagem de ensino na sua vertente oral e escrita;
  • Utilizar em função das diferentes situações, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente, tecnologias de informação e de comunicação;
  • Realizar actividades  educativas  de  apoio  aos  militares com  necessidade educativas especiais;
  • Incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir com segurança e flexibilidade, situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
  • Utilizar de forma diversificada a avaliação nos diferentes domínio se áreas de aplicação;
  • Incentivar a prática de actividade física e hábitos de higiene saudáveis;
  • Aplicar procedimentos de emergência nas diferentes actividades;
  • Aplicar os fundamentos de traumatologia e primeiros socorros;

 

 

 

 

No domínio saber ser e estar

  •  Trabalharem equipa;
  • Interagir com indivíduos, colectividades e população;
  • Respeitar e valorizar as diferenças culturais e individuais;
  • Reflectir sobre aspectos éticos e deontológicos inerentes à profissão, avaliando os efeitos das decisões tomadas;
  • Manter-se aberto  a  novas  ideias,  teorias,  metodologias,  concepções  e inovações;
  • Saber gerir conflitos;
  • Ter um comportamento social adequado;
  • Ter uma atitude criativa e encorajadora;

 

3.2.PERFIL OCUPACIONAL

O Técnico Superior do Curso de Educação Educacão Fisica e desporto, formado na Academia Militar “Marechal Samora Machel” poderá exercer as suas actividades em qualquer Ramo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que tenha dentro da função actividades de lidadas a area.

As áreas onde poderão exercer as suas actividades após a sua formação são entre outros:

  • Estado-Maior General;
  • Ramos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique;
  • Unidades e órgãos de implantação territorial;
  • Ministério do Interior em áreas ligadas à Educação Física e Desporto;
  • Estabelecimentos de Ensino Militar;
  • Centros de instruçãao militar;
  • Clubes desportivos;
  • Sectores técnicos e administrativos militar ligados ao desporto
  • Ensino primário, secundário geral, ensino técnico profissional, ensino superior.

 

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