LICENCIATURA EM CIÊNCIAS MILITARES NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO FSICA E DESPORTO
- FINALIDADE
Proporcionar ao Cadete do Curso de Educação Física e Desporto:
- a formação científica (de base e técnica);
- a preparação física e o adestramento militar;
- a formação comportamental, moral e cívica;
Indispensáveis aos Oficiais dos Quadros Permanentes das FADM da Especialidade de Educação Física e Desporto, para o exercício das suas funções hierárquicas e técnicas.
- OBJECTIVOS
No final do curso de Educação Física e Desporto, o Cadete deve ser capaz de:
- Pela formação científica de base recebida, adquirir os conhecimentos e a dinâmica intelectual, essenciais ao permanente acompanhamento do saber;
- Pela formação científica de índole técnica que lhes foi ministrada, satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho das funções específicas da Especialidade de Educação Física e Desporto.
- PERFIL DO GRADUADO
3.1.PERFIL PROFISSIONAL
O graduado na especialidade de Educação Física e Desporto após a sua formação deve ser capaz de:
No domíniodo saber, deve:
- Saber desenvolver conceitos relacionados com a área de Educação Física e
- Desporto e métodos de trabalho apropriados;
- Conhecer a importância da Educação Física e Desporto para a condição militar e também no lazer, saúde, rendimento;
- Saber estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;
- Saber utilizar a sua criatividade de formaa utónoma, tentando alcançar soluções no contexto em que cada problema se insere;
- Saber normas de conduta cívica relações interpessoais;
- Conhecer teorias e modelos da sua área científica para o exercício da sua função de instrutor;
- Saber utilizar os equipamentos no âmbito da prática das actividades;
- Saber a históriae evolução da ciência e do método;
- Saber as características, prevalências, implicações e estratégias de combate relativas às patologias associadas ao exercício físico;
- Saber os métodos de avaliação da actividade e das capacidades físicas;
- Saber treinar uma modalidade desportiva;
- Saber as técnicas de intervenção e segurança em casos de emergências durante a instrução;
No domínio do saber fazer, deve:
- Ter domínio das diferentes modalidades realidades de treino militar de acordo com a dinâmica do exercito;
- Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e realização de cada militar em treino no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais e sociais dos mesmos;
- Desenvolver a autonomiados dos instruendos e a sua plena inclusão nasociedade, tendo em conta o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens;
- Utilizar de forma integrada, os saberes próprios da sua especialidade e os saberes transversais adequados ao respectivo nível e ciclo de aprendizagem;
- Usar correctamente as técnicas de comunicação e a linguagem de ensino na sua vertente oral e escrita;
- Utilizar em função das diferentes situações, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente, tecnologias de informação e de comunicação;
- Realizar actividades educativas de apoio aos militares com necessidade educativas especiais;
- Incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir com segurança e flexibilidade, situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
- Utilizar de forma diversificada a avaliação nos diferentes domínio se áreas de aplicação;
- Incentivar a prática de actividade física e hábitos de higiene saudáveis;
- Aplicar procedimentos de emergência nas diferentes actividades;
- Aplicar os fundamentos de traumatologia e primeiros socorros;
No domínio saber ser e estar
- Trabalharem equipa;
- Interagir com indivíduos, colectividades e população;
- Respeitar e valorizar as diferenças culturais e individuais;
- Reflectir sobre aspectos éticos e deontológicos inerentes à profissão, avaliando os efeitos das decisões tomadas;
- Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;
- Saber gerir conflitos;
- Ter um comportamento social adequado;
- Ter uma atitude criativa e encorajadora;
3.2.PERFIL OCUPACIONAL
O Técnico Superior do Curso de Educação Educacão Fisica e desporto, formado na Academia Militar “Marechal Samora Machel” poderá exercer as suas actividades em qualquer Ramo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que tenha dentro da função actividades de lidadas a area.
As áreas onde poderão exercer as suas actividades após a sua formação são entre outros:
- Estado-Maior General;
- Ramos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique;
- Unidades e órgãos de implantação territorial;
- Ministério do Interior em áreas ligadas à Educação Física e Desporto;
- Estabelecimentos de Ensino Militar;
- Centros de instruçãao militar;
- Clubes desportivos;
- Sectores técnicos e administrativos militar ligados ao desporto
- Ensino primário, secundário geral, ensino técnico profissional, ensino superior.